Pedro Carneiro's profile

O Começo de Todo Bom Começo

SEBRAE - O COMEÇO DE TODO BOM COMEÇO


Para concorrer à lictação do SEBRAE Goiás, criamos uma campanha segmentada para os diferentes públicos descritos no briefing:
a)  Pequenos Negócios e seus proprietários: empresários, produtores rurais e artesãos;
b) Potenciais Empresários: pessoas que já desenvolveram ou estão desenvolvendo ações no
sentido de abrir um negócio;
c) Potenciais Empreendedores: pessoas nas quais o Sebrae busca desenvolver a cultura
empreendedora.

A proposta também segue uma direção de marketing orientada para o público consumidor e não para o produto, evitando a linguagem própria da mercadologia e criando realmente um diálogo com os mais diversos públicos. O diálogo, inclusive, é o ponto central da proposta apresentada.

Como, em muitos casos, o público menos instruído acaba se afastando desse cenário marcado por palestras, cursos e consultorias que elevam o nível do diálogo à discussão profissional, há uma necessidade de desmistificar os serviços que o SEBRAE oferece para esse público. O caminho de comunicação encontrado foi pautado no uso de uma linguagem coloquial, ilustrativa e sintetizada.

Enquanto no passado, nos grandes países industrializados, a publicidade e a propaganda explorava textos ricos, argumentos de venda com raciocínios complexos e sentidos mais profundos, o mercado publicitário nacional aprendeu a ser simples, direto e principalmente ilustrativo. Uma necessidade que veio do baixo grau de alfabetização da população.

Essa tendência criativa no Brasil não tornou sua propaganda mais fraca, pelo contrário. O uso de metáforas e analogias visuais para a defesa de seus argumentos a tornou mais perspicaz, eficiente e econômica. Um exemplo para o mundo inteiro.
Nesse cenário, optamos por usar de analogias entre o mundo dos negócios e o universo semântico das histórias em quadrinhos, para representar a ação do SEBRAE e a volição, os projetos e as ideias de negócio dos pequenos empresários com relação aos seus atuais ou futuros empreendimentos A escolha dessa representação simbólica dos quadrinhos se justifica por ser inteligível até para crianças, que normalmente aprendem a ler com esses materiais.

A nuvem de pensamento, metáfora cristalizada em nossa cultura, volta a seu sentido original denotativo para relacionar o resultado do negócio de cada personagem à relação deles com o SEBRAE - que assume a figura de um consultor em cada anúncio. A nuvem de pensamento se torna a nuvem que rega uma plantação, a nuvem onde pousa um cupido, a fumaça da brasa do food truck, o resultado da atividade do cérebro 'à todo vapor'. Todas estas ressignificações das nuvens de pensamento refletem os resultados positivos do diálogo com o SEBRAE.

"SUA IDEIA SÓ PRECISA VIRAR CONVERSA PRA DAR NEGÓCIO."

Atendendo à necessidade de regionalizar a comunicação, apresentada no briefing, criamos um título para essa campanha que leva em si uma expressão comum em Goiás, "dar negócio". Seu significado tem um sentido próximo de conseguir algo almejado ou dar certo em um acordo. Ao mesmo tempo em que carrega o termo "negócio",  palavra chave que está intimamente ligada ao SEBRAE.

Outra forma encontrada, na campanha, de comunicar com o público regional foi a representação, na maioria das peças, de negócios que estão em crescimento acelerado em nosso estado, mudando o perfil econômico de alguns centros urbanos e regiões de Goiás

"SEBRAE, O COMEÇO DE TODO BOM COMEÇO."

O slogan da campanha completa a amarração entre a iniciativa empresarial e o SEBRAE, criando um sentimento de tranquilidade que aproxima seu interlocutor e o faz perceber a marca como um espaço seguro, acessível e motivador para quem está apenas começando.

Hamilton Carneiro - Direção de Criação
Pedro Carneiro - Conceito, Redação e Direção de Arte
Guilherme Toscano - Redação
Marco Antônio Ribeiro - Direção de Arte
Shao Barbosa - Direção de Arte
 
Agência: Stylus Propaganda
Cliente: SEBRAE
 
O Começo de Todo Bom Começo
Published: